sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A sua filosofia...

Jean- Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça a 28 de Junho de 1712 e  morreu Emernonville, França. Este veio modificar o modo como a sociedade via a criança, assim como o modo com que a educação passou a encará-la.
As ideias defendidas por Rousseau foram extraordinárias, mas muitas vezes contraditórias. Na sua época um dos problemas que preocupava a humanidade era saber qual seria a natureza do homem. Seria o homem de natureza boa ou má? Os antigos afirmavam que o homem era de natureza má, principalmente as crianças. Uma criança que não fosse educada, sem adultos para a orientar transformar-se-ia numa «selvagem», logo a educação tinha o objetivo de contrariar a tendência natural da criança, assemelhando-a o mais possível a um adulto. Rousseau começou a discordar da ideia em questão, afirmando que a criança era naturalmente boa, pois havia sido criada por Deus. Segundo ele, tudo o que vem de Deus é bom e acreditava que a maldade humana não era natural, nem vinda da essência humana, mas sim da sociedade.
Esta teoria ficou conhecida pelo «Bom Selvagem». Surge então as seguintes questões: se o homem é naturalmente bom e a sociedade é composta por homens, como é que a sociedade é má? Não seria natural que a sociedade fosse boa? Rousseau acredita que os homens em sociedade se transformam devido a dois fatores: o Poder e o Ter. Criar uma regra universal onde tudo fosse de todos acabaria com a luta pelo Ter e se o Poder fosse de todos também a luta pelo Poder acabaria, dizia ele. Resumidamente Rousseau, através da sua obra permite demonstrar que a educação deveria ser, mais do que instruir, preocupar--se com a formação mural e política.

Sem comentários:

Enviar um comentário